sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Meu primeiro amigo espanhol


Josué, ao centro, com a cicatriz na testa
Cheguei na Espanha no final do verão de 1999 e, em Castellón, fazia muito calor. Era quente e sufocante devido a baixa umidade do ar.
Por sorte, Castellón é banhada pelo mar Mediterrâneo e possui lindas praias. Sorte maior era ter uma ótima piscina no condomínio onde morava, o residencial Castellonova.

No início, logo nos primeiros dias, não tinha amigos por lá e também não gostava de ficar incomodando os brasileiros da equipe. Então eu frequentava a piscina, quando dava, nas horas vagas.
Foi numa destas tardes na piscina que conheci o pequeno Josué (lá se pronuncia o jota com som de erre. Fica Rossué...), um menino loiro dos olhos bem azuis e muito simpático.
Eu estava na minha, ouvindo um CD no discman (naquela época o ipod ainda estava nos sonhos do Steve Jobs) quando o garoto se aproximou e perguntou, em espanhol, é claro: "Vc é o novo preparador físico do Playas ?"
Eu mal sabia falar "gracias", "si" e "no"
Mas o Josué danou a conversar comigo, num ritmo acelerado e eu ali escutando, limitado a um portunhol muito fajuto.
O pequeno Josué foi companheiro durante algumas tardes e se tornou um amigo-mirim ao longo do ano, pois morava no meu prédio, era aluno da escolinha do clube e não perdia um jogo do Playas. Mal sabe ele que me ajudou muito no início com seu jeito simpático, divertido e falastrão. A solidão e a saudade do Brasil pesou bastante no primeiro mês por lá.
Gostaria de saber o que faz hoje em dia meu amigo, que agora já é um adulto.
Seu pai, também chamado Josué, era gerente do Mc Donald's de Castellón e adorava os brasileiros.
Vou falar sobre este sujeito incrível em outro post.

Um abraço a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário