sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cazuza - o gigante das finais


Não precisa ser muito esperto para afirmar que o Futsal é jogado coletivamente e que quando se ganha ou perde uma partida ou um campeonato, todos tem participação efetiva (atletas e comissão técnica).
Por outro lado, fica difícil não dar destaque quando um jogador em 4 jogos de finais faz 10 gols.
No Campeonato Metropolitano do Rio de Janeiro de 2001 o Vasco defendia o Tri com um grupo totalmente renovado e com investimento muito reduzido.
As finais foram contra o Batafogo/Mackenzie em dois jogos sendo o primeiro disputado no ginásio do Tio Sam em Niterói em agosto de 2001 em que vencemos por 6 x 3 com gols do Cazuza (3), Roni, Fernandão e Muniz. O time que saiu jogando foi Taffarel, Chico, Cazuza, Roni e Andrey. Entraram Fernandão, Mauricinho e Muniz.
A partida de volta foi no Miécimo da Silva em Campo Grande-RJ e bastava um empate pra gente garantir o tri. O jogo foi quente e terminou empatado em 2 x 2 (dois gols do Cazuza). O Taffarel ainda defendeu um pênalti cobrado pelo Daniel.
Pouco tempo depois começou o Estadual e nós fizemos uma bela campanha. Na semifinal arrasamos o Fluminense com duas goleadas (7 x 4 e 10 x 2) e novamente tínhamos o Botafogo pelo caminho. Nesta ocasião o Vasco lutava pelo Bi estadual.
Perdemos o 1º jogo da final por 5 x 2. O Botafogo jogou melhor e mereceu a vitória. A segunda partida foi no ginásio do Olaria, que estava lotado, e a gente precisava vencer no tempo normal para forçar uma prorrogação que não daria vantagem do empate a ninguém.
Um fato curioso foi que o atleta Wallace do Botafogo teve que abandonar a equipe na metade do 2º tempo pois tinha vôo marcado para a Espanha onde iria defender o Benicarló e posteriormente o El Pozo. Ele foi pro ginásio com mala e tudo.
Na partida decisiva o Botafogo abriu 2 x 0 e complicou a situação que já era delicada. Só que aí entrou em cena o brilhantismo do Cazuza que em 10 segundos fez dois gols. O tempo normal terminou com o placar de 7 x 5 a favor do Vasco com 5 gols do Cazuza (isso mesmo !), um do Chico e um do Liliu. Em seguida jogamos três tempos de 5 minutos. Todos 0 x 0. A esta altura os atletas estavam exaustos e ninguém queria arriscar muito. Não havia decisão por pênaltis. O critério era prorrogação com gol de ouro. Na segunda prorrogação, aos 2'40" o goleiro Alexandre Feller (atualmente na Itália) acertou um belo chute de longe e advinhem quem estava lá no segundo pau pra conferir ? Sim, o Cazuza ! A arbitragem marcou o gol para o Alexandre, merecidamente. O Cazuza já tinha cinco na conta. Tá bom né ?! Honestamente, vi e revi aquele lance várias vezes e até hoje não sei se a bola tocou no pé do negão ou não. Ele jura que sim...
O mais importante é que conquistamos o Bi e que o Lucena que havia saído meio que pela porta dos fundos, pode voltar ao Vasco dando a volta por cima.
Faço questão de citar os heróis daquela conquista:
Goleiros: Alexandre Feller, Taffarel e Douglas
Fixos: Paulinho, Liliu, Fabiano, Chico, Luizinho e Dudu
Alas: Mauricinho, Liliu, Roni, Muniz, Xande e Marcinho
Pivôs: Andrey, Wilsinho e Cazuza (ala-pivô)
Comissão Técnica: Lucena (treinador, Harrison (p.físico), Luisinho e Uruba (p. goleiros), Carlão (massagista), Paulinho Anchite (fisioterapeuta), Dr. Maurício (médico) e Marco Bruno (gerente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário