domingo, 13 de junho de 2010

Liga 2006 - de mané à Pelé




É difícil resumir toda a história de uma conquista como a da Liga Nacional de Futsal de 2006.
O que posso afirmar é que nosso grupo era constituído por "operários" da bola. Ali não tinha nenhum craque capaz de desequilibrar uma partida e talvez, pela enorme consciência que tínhamos disso, esse grupo se tornou forte e fechado.
Durante toda a competição nenhum adversário nos apontava como candidato ao título. E lá fomos nós, seguindo nossa trajetória, etapa por etapa, sempre com os pés nos chão. Lembro ainda de ter ouvido e muito aqui na cidade, inclusive de pessoas ligadas os clube, de que não chegaríamos a lugar algum.
Na minha opinião, um grande divisor de águas naquele ano foi um jogo contra o Umuarama, lá no Paraná, pela 2ª fase da Liga. O adversário nos deu uma pressão tremenda pois tinham um time forte e jogavam com um ginásio lotado a seu favor. Tivemos um jogador expulso e mesmo com um a menos na quadra conseguimos fazer um gol através do Andrey. No final saímos vitoriosos e fortalecidos daquela partida. O time mostrava sinais de maturidade e crescia num momento importante da competição.
Nos classificamos para a semifinal e pegamos o Atlântico de Erechim, um rival tradicional aqui do Estado. O 1º jogo em Tapejara foi 0x0 e nosso goleiro (Danilo) pegou todas numa noite inspirada.
Aliás, na Liga 2006 nossos goleiros, Danilo e Emerson, foram extraordinários. Em várias partidas foram eles que garantiram os 3 pontos. O 2º jogo em casa foi um atropelo. Jogamos muito, vencemos e grantimos nossa vaga na final contra a Malwee de Santa Catarina.
Em qualquer casa de apostas, a proporção seria de 10 pra 1 a favor da Malwee naquela final, pois era o time do Falcão, o melhor do mundo. E o nosso... bem o nosso era uma espécie de azarão.
Perdemos o primeiro jogo em Brusque e voltamos pra casa na obrigação de vencer duas partidas a fim de obter a taça. Durante o período das finais o dedo do treinador (Jarico) foi muito importante pois mantinha o foco do grupo, fazendo todos acreditarem que era possível. Todos sabem que o Jarico é um grande motivador. Mas também é um grande treinador e acima de tudo um vencedor. O Jarico, por seu currículo, merecia mais respeito, por parte dos que vivenciam o futsal.
Vencemos as duas partidas em casa num ambiente incrível. Nosso ginásio lotado e colorido de laranja nos proporcionou uma festa memorável.
Naquele dia, vi os atletas no centro da quadra comemorando e cantando um corinho que na verdade possuía um erro de concordância grave. Mas é daí ?!
"É OU NÃO É ? OS MANÉ VIROU PELÉ..."
Foi minha primeira liga no Brasil. E a primeira a gente nunca esquece !
Dedico este post aos heróis daquela conquista. Jamais esquecerei o nome de vocês. Obrigado !
Goleiros: Danilo, Emerson e Samuel
Fixos: Romulo, Leandro, Carlinhos (não jogou as finais mas fez parte do grupo), Gustavo, Maurício.
Alas: Tostão, Pica-Pau, Bruno Melo, Dionízio, Maninho,Bruno Zanella e Alex Zaro
Pivôs: Juninho, Vítor e Andrey (ala ou pivô?? rsrsrs !)
Comissão Técnica: Rudy (supervisor), Jarico (treinador), Harrison (P.Físico),Ivanor (aux.P.F.) Peninha (Massagista), James (Fisio), Dr. Paulo Nery (médico) e Lambari (trein. goleiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário