terça-feira, 7 de setembro de 2010

PERFIL: Jarico, treinador do Umuarama

Nesta semana apresento o PERFIL de um dos treinadores mais laureados do futsal nacional, com passagens por diversas equipes no Brasil e no exterior.
Ele comandou mais de 400 jogos a frente da equipe de Carlos Barbosa onde conquistou os principais títulos de sua carreira.
No seu currículo ostenta diversos títulos importantes como o da liga nacional, Taça Brasil, gauchão, Intercontinental, Sulamericano, entre outros.
Atualmente atua no futsal paranaense, comandando a equipe de Umuarama, integrante da liga nacional.


Nome: Jari da Rocha

Apelido: Jarico

Local e data de nascimento: Estrela-RS em 12/08/1961. "Sou natural de Estrela mas tenho orgulho de ser caxiense por adoção. Em 2007 recebi o título de cidadão caxiense."

Clube que iniciou a carreira como treinador: E.C. Cruzeiro de Caxias do Sul.
"O cruzeirinho"
Equipes que atuou como treinador: Cruzeirinho, Estúdio 93, Vasco de Caxias, Enxuta, Sercesa, ACBF/Carlos Barbosa, Perdigão de Marau, E.C. Internacional, Ulbra, Napoli (Itália), Marfil Santa Coloma (Espanha), Cortiana/AFF e Seleção Gaúcha.
Equipe atual: Zaeli/Gazin/Penalty (Umuarama-PR)

Um ídolo no futsal: Não tem.

Outros ídolos: Bernardinho, Felipão, Zico, Oscar Schmidt e Chico Xavier.

Um jogo inesquecível: Semifinal (Internacional x Atlético Mineiro) e final (Internacional x Vasco da Gama) da Taça Brasil de Clubes - 1999. "A semifinal porque vencemos o Atlético, um time praticamente imbatível. E a final porque foi meu primeiro título brasileiro."

Um jogo para esquecer: Semifinal da Taça Brasil de 2003 (Carlos Barbosa x Anjo Química-SC). "Vencíamos o Anjo Química por 5x0 e perdemos o jogo por 7x6."
Gols inesquecíveis: "Na semifinal do gauchão de 1998 (Internacional x Perdigão de Marau) o Acidésio fez um gol faltando 50 segundos para o fim; Na final contra a Ulbra o mesmo Acidésio fez um gol, na prorrogação, faltando 42 segundos; E na final do gauchão de 2008 (Carlos Barbosa x Atlântico) quando o Flávio fez um gol faltando 5 segundos para acabar a partida."
Defesas inesquecíveis: "Vou falar de alguns goleiros em si e não de suas defesas. O Bagé que foi fantástico quando conquistamos a Taça Brasil pelo Internacional em 1999. O Lavoisier na liga nacional de 2001 e no sulamericano de 2002 foi decisivo. O Danilo e o Emerson na liga nacional de 2006 também foram decisivos."
Título inesquecível: "Falar de um só é complicado mas cito o título estadual (RS) de 1993 com a Enxuta. O estadual (RS) de 1996 com a ACBF que foi o primeiro de uma história fantástica. E o meu primeiro brasileiro com o Internacional em 1999 (Taça Brasil)."

Um título que falta conquistar: "O próximo !"

Um craque do futsal atual: Lenisio

Melhor jogador de futsal que viu atuar: "Foram tantos os atletas que tive o privilégio de trabalhar mas cito o Babau que atuou na Enxuta na década de 80 quando eu nem pensava em ser treinador. Ele era fantástico."

Melhor treinador: "Pra mim melhor treinador é aquele que ganha. Mas o PC pra mim é o melhor."
O que gosta de fazer nas horas vagas: "Estar com a família, reunir os amigos para um bom churrasco... Nas quintas tem um encontro de amigos, que acontece há muitos anos na sede do SER Sucata em Caxias do Sul. Mas no futsal não posso aproveitar muito estes momentos pois temos muitas viagens e compromissos. É coisa rara."

Uma frase: "O tempo não para e nem espera por ninguém. Valorize cada momento da sua vida. Você irá apreciá-los ainda mais se puder dividí-los com alguém especial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário