terça-feira, 14 de setembro de 2010

Treino é treino e jogo é jogo ?

A pergunta do título deste post é rotineira e requer reflexão. Eu sempre defendi que o treinamento sistematizado e as constantes repetições é que irão nos aproximar "do ideal". Quem justifica que no treino é uma coisa e que na hora do jogo será diferente, de certa forma apresenta uma desculpa de preguiçoso.

Mas já ocorreram situações opostas ao meu pensamento.
O que me fez pensar neste post foi uma lembrança que tive de uma passagem no Comary de Teresópolis-RJ, lá em 1999. O fixo Formiga vivia uma fase técnica ruim e nem o forte chute, um dos seus pontos fortes, estava funcionando. Certa noite após o treino ele me chamou e pediu que o ajudasse dando passes.
Em suma, foi um treino de finalização, fundamento em que estava muito mal.
Foram inúmeros chutes em várias posições. O percentual de aproveitamento foi horrível.
Era véspera de um jogo contra a forte equipe do Vasco, pelo estadual do Rio de Janeiro. Ao final do treino, tentando motivá-lo, disse que no jogo ele acertaria as finalizações.
No dia do jogo, perdíamos por 2 x 0. O Formiga entrou como goleiro-linha e acertou uma bomba "na gaveta". Depois deu outro chute forte e cruzado, desviado de calcanhar pelo Fábio Cabeça. O jogo terminou 2 x 2, resultado ótimo pois o Vasco era favoritíssimo. O Formiga me deu um abraço e lembrou o que eu tinha dito. Na verdade o gol e a assitência foram méritos dele que estava capacitado para tal.

Na liga nacional de 2006, durante os coletivos, na maioria das vezes a equipe que saia jogando levava uma surra do "time B". Mas nos jogos ia muito bem. Acabamos campeões da liga naquele ano.

Eu continuo com a certeza de que a performance da equipe nos jogos é reflexo do treinamento. Mas que as vezes temos surpresas, isso temos.

Abraço a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário