domingo, 6 de fevereiro de 2011

Espanhóis na nossa frente

Hoje a equipe do FC Barcelona sagrou-se campeã da "Copa de España" pela primeira vez em sua história.
A equipe catalã segue a passos largos para se tornar uma nova potência na modalidade, investindo mais a cada temporada. Espero que seja o primeiro de muitos títulos pois quem investe merece chegar e ganhar. 

Mas a notícia vinda de terras espanholas que mais me chamou a atenção não foi o título do Barça e sim de que a Liga Nacional de Fútbol Sala (LNFS), através do seu presidente Javier Lozano, firmou acordo com os Emirados Árabes Unidos.
A LNFS ajudará os árabes na criação de uma liga profissional de Futsal, dando suporte na parte de organização e administração. A contrapartida dos árabes é que eles terão que eventualmente contratar profissionais da Espanha para cursos de treinadores, clínicas de divulgação, etc.

Teve outro fato também não passou batido pelo blog. O treinador BRASILEIRO Paulo Eduardo (Padú), com quem trabalhei no Playas de Castellón, foi anunciado esta semana como novo treinador da seleção dos Emirados Árabes.
Até aí nada demais, não fosse o fato da imprensa árabe ter anunciado a contratação de um treinador "espanhol" para ser o selecionador nacional.

Os espanhóis continuam na nossa frente em termos de organização das competições e divulgação dos seus profissionais. Hoje é o país que mais exporta treinadores e demais profissionais da comissão técnica.

Mesmo com o Brasil sendo o atual campeão do mundo e detentor da hegemonia mundial, porque nossos profissionais estão, cada vez mais, perdendo mercado para os espanhóis ?

Já citei aqui no blog que não consigo entender como vários profissionais brasucas, que estão no exterior realizando ótimos trabalhos, não são sequer mencionados aqui no Brasil. Estão no esquecimento lá fora.

Nomes como Benatti, que está na Holanda e que é o único treinador brasileiro campeão europeu de clubes, Beto Aranha (Tyumen), Adil Amarante (Nagoya Oceans),Jurandir (Irã), Padú (brasileiro sim senhor !) e Duda (El Pozo) nunca são lembrados por aqui.

Até quando ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário