terça-feira, 17 de abril de 2012

O Adeus de Lenísio e Marquinho

Semana passada a comunidade da bola ficou em polvorosa com as notícias do fim do ciclo como atletas de Futsal de dois grandes astros mundiais: Lenísio (Poker/Petrópolis) e Marquinho (Nagoya Oceans).

Estes atletas decidiram parar em momentos distintos da carreira. 

O pivô ET, como muitos costumavam chamá-lo devido as jogadas de outro mundo, Lenísio, aos 35 anos, se cansou das inúmeras lesões articulares e musculares que o acompanhavam há alguns anos, principalmente às que acometiam suas panturrilhas. Lenísio ainda sonhava em disputar o mundial Fifa da Tailândia em novembro.
Nos últimos dois anos passou bastante tempo na sala de fisioterapia e isso pesou.

Já o Marquinho, jogador que ganhou tudo e também era genial, parou jogando e sendo campeão da Liga Japonesa. Não conviveu com tantas lesões mas decidiu parar.

Não conheço os dois a fundo mas tenho certeza que, por se tratarem de caras centrados e corretos em suas condutas pessoais e profissionais, pensaram e refletiram muito a respeito. E junto à suas famílias decidiram parar. Apesar do lamento geral, temos que respeitar. Desejo muito sucesso aos dois em suas novas trajetórias.

Segue uma reflexão para outros atletas. O momento de saber parar é muito difícil de ser encontrado, por diversos fatores: Achar que ainda pode render como em anos passados, vaidade,fama, convívio com lesões, falta de preparo para exercer outra profissão, seja no meio seja em outra área. Não economizar pensando no futuro, etc.

Sempre que possível, procuro conversar com atletas que me dão abertura sobre o futuro pós bola.

A carreira desportiva é curta e o atleta tem que aproveitá-la ao máximo e aqui vão algumas dicas.

1) Cuidem bem do seu corpo, sua única ferramenta de trabalho; Invistam em bons hábitos alimentares e cuidem das suas horas de sono e repouso. Lá na frente, por tudo que você faz hoje, será cobrado um preço. Portanto se quiser ter longevidade na carreira e consequentemente ganhar mais dinheiro como atleta, cuidem-se hoje para não chorar amanhã;

2) Investimento não é gasto ! Comprem bons tênis de corrida para treinos físicos, calcanheiras ou palmilhas de silicone, bolsas para gelo, suplementos, ataduras, etc. Não esperem que o clube dê tudo para vocês;

3) Saibam qual o seu real lugar no grupo e seja o melhor na sua função. Não importa se você vai afinar, carregar ou tocar o bumbo. Seja bom naquilo que você faz e procure melhorar a cada dia, a cada treino. Não tente ser o outro, seja você mesmo.

4) Poupe dinheiro pensando na sua aposentadoria como atleta. Dinheiro acaba rápido.

5) Comprem um imóvel. É importante ter um "quartel general."
Se for morar de aluguel pra sempre, estando empregado ou não, as contas virão.

6) Saiba selecionar os bons e poucos amigos de verdade do mundo da bola e os demais. 
Lá na frente você irá precisar deles. Ninguém cresce sozinho.

7) Imaginem o que pretendem fazer após parar de jogar. Nunca se sabe o dia de amanhã. Esteja preparado. Ter dinheiro na conta e abrir um negócio, por exemplo, não é garantia de sucesso.
Estejam preparados.

8) Minha esposa deu esta dica noutro dia e gostei. O atleta que é casado e não tem tempo para estudar, deveria investir na formação acadêmica da esposa. Lá na frente pode ser ela quem esteja comandando um possível negócio com qualificação e competência. 

9) O auge da forma física e técnica passa. A carreira irá acabar um dia. Você decide se irá parar com a bola ou se vai esperar a bola parar com você. De um jeito ou de outro, um dia irá acabar. Prepare-se !

Boa reflexão a todos !

3 comentários:

  1. Fala Harri...como sempre boas histórias e acima de tudo bons conselhos...sempre leio suas histórias, mas nunca cheguei a comentar...mas queria te dar os parabéns..abração meu velho...Cris Zaparoli

    ResponderExcluir
  2. Pô Cris, que bom que tenho mais um leitor... Eram 2 fiéis até agora, o kbça e o Ivanir Pinto rsrs ! Agora são 3 !!! kkkk
    Mas é isso aí... vcs tem que pensar no futuro. Até pq o Futsal não paga fortunas como o futebol. Mas dá para sobreviver bem e garantir um pé de meia se forem equilibrados. Boa sorte e um abração !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas dicas, são de extrema importância para esse mundo
    e saiba que são 4 leitores, porque sempre leio
    abraços
    Geder Canarinho

    ResponderExcluir