domingo, 27 de maio de 2012

PERFIL: Fernandão, pivô do F.C. Barcelona e Seleção Espanhola

A seção PERFIL apresenta um dos grandes pivôs da atualidade no Futsal mundial, atleta com quem tive o prazer de trabalhar por um período curto no Vasco da Gama em 2001 onde fomos campeões metropolitanos.
Jogador brasileiro, naturalizado espanhol, esteve presente no Mundial Fifa de Seleções de 2008, onde foi vice campeão com a Fúria.
É presença quase certa no próximo mundial da Tailândia pois trata-se de um jogador de confiança do treinador Venancio Lopes.
Foi artilheiro da LNFS na temporada 2005/2006 onde foi eleito o melhor pivô da competição.
Campeão Europeu de Seleções, recentemente ajudou o Barça a conquistar todos os títulos possíveis: Uefa Futsal Cup (Europeu), 2 Copa do Rey, 2 Copa da Espanha, 1 Liga Nacional e 2 Copa da Catalunha.
Com todos estes títulos no currículo, mesmo assim não perdeu a humildade. Pude comprovar isto quando nos reencontramos em dezembro do ano passado no Camp Nou. Isto faz a diferença.


Nome: Fernando Maciel Gonçalves

Apelido: Fernandão

Local e data de Nascimento: São Paulo (capital), 16/08/1980.

Clube onde iniciou a carreira: "Foi na GM em São Paulo."

Equipes em que atuou: GM-SP, Ulbra-RS, Malwee-SC, Vasco da Gama-RJ, Banespa-SP, Toledo-PR, São Miguel-PR, Joinville-SC, Martorell-ESP, Playas de Castellón-ESP e F.C. Barcelona-ESP e Seleção Espanhola.

Um ídolo no futsal: "O Ortiz. E tive o prazer de jogar com ele na Malwee."

Outros ídolos: "Minha mãe."

Um jogo inesquecível: "A final do Europeu de Seleções contra Portugal em 2010 porque foi meu primeiro título com a Espanha. E também a final da Liga Nacional contra o Caja Segovia na temporada 2010/2011 pois tive um sonho realizado. Depois de tantos anos almejando este título, finalmente conseguimos conquistá-lo."
N.R.: Espanha 4 x 2 Portugal - Final Uefa Futsal Euro - Hungria 2010

       
N.R.: Os gols do 5º jogo da final da LNFS 2010/2011 - Barça 3 x 2 Segovia - 1ª Liga do Barcelona

Um jogo para esquecer: "Os play offs da Liga 2008/2009. Perdemos dois jogos seguidos para o Pinto tendo uma equipe superior a deles."

Gol inesquecível: "Um que marquei contra a Itália na semifinal do Mundial Fifa 2008. Nos ajudou a passar para a grande final."

Um título inesquecível: "O Europeu de Seleções na Hungria em 2010 e a Liga 2010/2011 pelo Barcelona."

Um título que lhe falta conquistar: "Com a Seleção Espanhola falta o mundial. E com o Barça faltam a Copa Intercontinental (mundial de clubes) e a Supercopa da Espanha."

Um craque do futsal atual: "Meu parceiro Ari (ala do Barcelona) e o Vinícius (Dínamo Moscou)."

Melhor atleta de futsal que viu jogar: Manoel Tobias e Lenísio

Melhor treinador da sua carreira: "José Venancio López, treinador da Seleção Espanhola."

O que gosta de fazer nas horas vagas: "Estar com a família."

Uma frase: "I like to play Futsal! Me gusta jugar Fútbol Sala !"

Fernandão, Eu e Ari - Camp Nou, dezembro de 2011.



Um comentário:

  1. parabéns ano Fernandão, joga muito , mais fliz ainda qnd soube q vc era brasileiro e da freguesia um amigo disse q te conheceu e que jogou bola com vc na rua golzinho de chinelo.. tipico menino de rua habilidoso diferente de tudo o que se vê hj.. parabéns...

    ResponderExcluir