domingo, 18 de novembro de 2012

Enredo de Novela

Vamos começar este post assistindo ao vídeo com os melhores momentos do jogaço entre Brasil x Espanha, na final da Copa do Mundo Fifa de Futsal 2012.






O mundial de seleções deste ano teve enredo de novela com direito a dramaticidade, sofrimento, angústia, medo e final feliz.

Começando pelo drama vivido pelo astro Falcão ao sofrer uma lesão logo na 1ª partida contra o Japão. Achou que não daria mais... Surpreendeu e voltou a tempo de ser decisivo nas quartas de final contra a Argentina atuando com uma paralisia facial, ter uma atuação simples na semifinal e novamente ser decisivo em poucos minutos contra a Espanha. Final feliz para o craque e para o Brasil.
Olha, já convivi com muitos atletas e cada um reage à dor de uma maneira. Mas conheço muitos que só de se olhar no espelho iriam se apavorar e não jogariam de jeito nenhum.

O Rafael (Rato) foi para o mundial aos 45 do segundo tempo, devido ao corte do Ciço por lesão.
E teve atuações excelentes em momentos chaves. Acabou campeão do mundo na tristeza de um companheiro. Quem não lembra o que aconteceu com o Emerson do Futebol na Copa de 2002 ?
O esporte tem destas coisas...

O treinador Marcos Sorato levou muita pancada e tinha uma sombra monstruosa do ciclo vitorioso do PC de Oliveira. Trabalhou quieto, aguentou as pancadas e acabou campeão do mundo.

O Brasil passou pelas quartas e pela semifinal com atuações duvidosas contra Argentina e Colômbia enquanto a Espanha atropelava fortes rivais como Rússia e Itália. Teoricamente chegou mais fortalecida na final.
Gente, aprendam de uma vez por todas: Isso não se trata de como se inicia e sim como vai acabar.
E deu Brasil de novo. Não importa como foi ! Deu Brasil !!!

O Jé, tri campeão da Liga Nacional por três equipes diferentes, foi ao seu primeiro mundial e mandou bem.

O Rodrigo poderia ser o herói do título quando cobrou o tiro livre na prorrogação mas o goleiro Juanjo defendeu, sabe por que ? Eu conto daqui a pouco...
Imagino o trevo que ficou a cabeça do Rodrigo naquele momento. Mas como ele mesmo disse, esse era o mundial do Dovenir Domingues Neto, ou simplesmente NETO, este mineiro de Uberlândia que no mundial de 2004 perdeu um pênalti na semifinal contra a mesma Espanha, que em 2008 foi cortado por lesão às vesperas do mundial no Brasil e que em 2012 deu a volta por cima sendo eleito, merecidamente, Bola de Ouro do torneio, marcando um golaço faltando 19 segundos para o fim da prorrogação e ajudando muito o Brasil a ser campeão.
A vida, Deus ou sei lá o que,  tratou de corrigir esta falha e o Neto agora pode respirar aliviado.
 
Falcão, Ari, Gabriel, Vinícius, Thiago, Franklin, Wilde... Estes estão no hall dos bicampeões mundiais.

O capitão Vinícius a cada entrevista dava uma aula de como na prática um bom capitão deve se portar. Ele, assim como Gabriel e Ari não se importam de carregar o piano e jogar "para a equipe."

João Carlos Romano, referência para qualquer preparador físico da modalidade. O mais laureado e o melhor de todos os tempos. Sempre me ajudou com humildade no que eu precisei.

Vander Iacovino, muito merecedor. Um craque na acepção da palavra, dentro e fora de quadra.
Braço direito do Pipoca na seleção e muito querido pelos jogadores.

Marcus Guaíba, um cara super amigo e competente. Querido por todos. Treinador de goleiros que une sua experiência no Brasil e Espanha. Assim como o Rodrigo, foi campeão mundial de clubes e de seleções no mesmo ano. Tirou onda...

O futsal é ou não é emocionante ?

Parabéns aos campeões do mundo, do cozinheiro até o Falcão, passando pelo departamento médico, comissão técnica, diretoria... Todos tem seu mérito e deram alguma contribuição.

Em maio a Fifa irá divulgar a sede do próximo mundial: Espanha, Colômbia, França, Irã, Porto Rico e República Checa se ofereceram para sediar o evento.

Que venha 2016 !!!

p.s. Neste depoimento entrou em cena o profissional do Futsal, que conquistou quase tudo o que tem graças a esta modalidade e também o torcedor da Seleção Brasileira. #timebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário