sábado, 13 de novembro de 2010

PERFIL: Benatti, treinador do FCK de Hommel

Na seção PERFIL desta semana, apresento um treinador que está fora do país há algum tempo.
Ele é o único treinador brasileiro que conquistou a tão cobiçada "Champions League" ou Uefa Futsal Cup, o torneio de Europeu de clubes. Feito realizado com a equipe do Action 21, da cidade de  Charleroi (Bélgica).
Como atleta jogou em grandes equipes do salonismo nacional, sendo campeão mundial com a Seleção Brasileira.

P.S. Lembram do Chevette 1985, meu primeiro carro ?
Quem lê o blog desde o início sabe que foi do Benatti que eu comprei o carro, quando estava iniciando minha carreira no Tio Sam.

Nome: Sérgio Benatti Pasculli de Curci

Apelido: Benatti

Local e data de Nascimento: Rio de Janeiro, 07/11/1965. "Nasci no bairro do Méier." 

Clube onde iniciou a carreira: "Comecei lá no River F.C. do bairro Piedade, Rio de Janeiro."

Equipes em que atuou: Como jogador - River F.C.-RJ, Mackenzie-RJ, Bradesco-RJ, Fluminense-RJ, Grajaú T.C.-RJ, Perdigão-SC, Córdoba, Cáceres e Mejorada (Espanha), Corinthians-SP, Seara-SC, Tio Sam-RJ, Blumenau-SC, Unesc-ES, Gazprom (antigo TTG - Rússia) e Goiás-GO.

Como treinador: Curitibanos-SC, São Miguel do Oeste-PR, Action 21 (Bélgica), Norilsky Nickel (Rússia), Marca Trevigiana (Itália). Atualmente é o treinador do F.C.K. de Hommel (Holanda).

Um ídolo no futsal: "Raul, da época do Bradesco."

 
Outros ídolos: "Ayrton Senna e Oscar do basquete."

 
Um jogo inesquecível: "Como jogador foi a final do Brasileiro de clubes (Taça Brasil), em São Paulo, 1987. Transbrasil 1 x 2 Perdigão, gol do Júlio César, na terceira prorrogação, com morte súbita. Lembro que o Ibirapuera estava lotado, a torcida da Perdigão de Videira-SC viajou em peso e lotou o ginásio. À volta para Videira foi emocionante, a cidade estava toda parada esperando a nossa chegada.
Como treinador foi a semifinal da Copa da Europa de clubes, 2005. Action 21 Charleroi 2 x 2 Interviu. A equipe do Boomerang Interviu (Espanha) era composta de jogadores como Luis Amado, Schumacher, Gabriel, Marquinhos, etc. Jogavamos pelo empate.  Estava 1 x 1 e faltando 45 segundos o Interviu fez 2 x 1. Pedi um tempo e coloquei goleiro linha. Empatamos faltando 14 segundos com um gol do Lúcio, de cabeça, no segundo pau. 6 mil torcedores em festa. Classificamos para final da copa da Europa onde nos consagramos campeões europeus de clubes da temporada 2004-2005."

N.R. - Inexplicavelmente no Brasil os profissionais brasileiros que fazem sucesso no exterior sequer são mencionados pelos veículos especializados em Futsal e também por parte dos nossos dirigentes.
Além do Benatti, outros brasileiros realizam grandes trabalhos mundo afora como o treinador Duda e o preparador de goleiros Guaíba (El Pozo), Beto Aranha (Tyumen), Padú (ex Playas e Marfil), etc.

 
Um jogo para esquecer: "Como Jogador foi a final do campeonato Brasileiro de Seleções de 1984, em Florianópolis. Seleção Carioca 2 x 3 Seleção Paulista. Estavamos ganhando de 2 x 0 e perdemos por 3 x 2 para os paulistas. No final do jogo chorei muito de vergonha, por que meus pais estavam na arquibancada vendo o jogo.
Como treinador foi na Rússia. Era treinador do Norilsky e perdemos em casa por 8 x 1 para o TTG (atual Gazprom). Foi a maior vergonha que já passei como treinador, vendo meus jogadores fazendo corpo mole, entregando a partida e os diretores do meu time rindo. Foi humilhante mas não perdi a minha DIGNIDADE."

Gol inesquecível: "Como jogador foi na final do Mundial FIFA na Holanda (1989).  Brasil 2 X 1 Holanda
Foi o primeiro mundial organizado pela FIFA e fiz o primeiro gol do Brasil na final. Também fui o artilheiro deste mundial.
Como treinador foi um gol do Robinho, no primeiro jogo da final da copa da Europa 2005, deixando três russos caídos no chão."

Um título inesquecível: "Campeão Mundial FIFA 1989 com a Seleção Brasileira (jogador) e Campeão Europeu de Clubes 2005 com o Action 21 da Bélgica."

Um título que lhe falta conquistar: "O título olímpico."

 
Um craque do futsal atual: Robinho (Gazprom Ugra - Rússia)
Melhor atleta de futsal que viu jogar: "Foram tantos. Afinal são quatro décadas no futsal como jogador e depois treinador. Difícil dizer um nome apenas. Dos anos 70 cito o Vevé pivô (ex-Vasco);  Dos 80, o fixo Raul e ala Sérgio Sapo (ambos ex-Bradesco); Nos anos 90, os alas Fabinho da Perdigão e Manoel Tobias; Atualmente, Robinho (Gazprom), Lenísio e Falcão(Malwee) e o Kike (El Pozo)."

N.R. Tive o prazer de trabalhar com o Vevé, que até hoje é funcionário do Vasco da Gama. Dizem que jogava muito. O que posso dizer que é um chefe de família exemplar e uma grande figura.
Coincidentemente, o Vevé atualmente mora na mesma rua onde eu morei na minha infância no Rio de Janeiro, lá na Penha, e sempre o encontro.

Melhor treinador da sua carreira: "Foram todos ótimos, sempre escutei e respeitei meus treinadores. O que eu sou hoje devo aos meus pais e aos meus treinadores."

O que gosta de fazer nas horas vagas: "Ir à Praia,fazer churrasco, andar de bicicleta, passear de caiaque e ficar com família."

 
Uma frase: "Seja o melhor que puder, trabalhando duro, distinguindo-se dos demais ao fazer bem as pequenas coisas."

Campeão do mundo - 1989

6 comentários:

  1. éé, esse é meu paai :D e o melhor treinador!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por participar Natália !

    ResponderExcluir
  3. Grande Benatti, uma das feras da saudosa equipe da Perdigão de Videira/SC. Que saudades!!!!

    ResponderExcluir
  4. Beleza Nivaldo. Obrigado pela participação !

    ResponderExcluir
  5. te esperamos em seara no futsal schumann de seara sc. com um curiculo deses quem não quer no time...
    Meus parabens.

    ResponderExcluir
  6. Um pai pra mim. Valeu pela moral Benatti , Abração e sucesso sempre !!!!

    Robinho !!!!!!

    ResponderExcluir