Na seção PERFIL desta semana, apresento um treinador que está fora do país há algum tempo.
Ele é o único treinador brasileiro que conquistou a tão cobiçada "Champions League" ou Uefa Futsal Cup, o torneio de Europeu de clubes. Feito realizado com a equipe do Action 21, da cidade de Charleroi (Bélgica).
Como atleta jogou em grandes equipes do salonismo nacional, sendo campeão mundial com a Seleção Brasileira.
P.S. Lembram do Chevette 1985, meu primeiro carro ?
Quem lê o blog desde o início sabe que foi do Benatti que eu comprei o carro, quando estava iniciando minha carreira no Tio Sam.
Nome: Sérgio Benatti Pasculli de Curci
Apelido: Benatti
Local e data de Nascimento: Rio de Janeiro, 07/11/1965. "Nasci no bairro do Méier."
Clube onde iniciou a carreira: "Comecei lá no River F.C. do bairro Piedade, Rio de Janeiro."
Equipes em que atuou: Como jogador - River F.C.-RJ, Mackenzie-RJ, Bradesco-RJ, Fluminense-RJ, Grajaú T.C.-RJ, Perdigão-SC, Córdoba, Cáceres e Mejorada (Espanha), Corinthians-SP, Seara-SC, Tio Sam-RJ, Blumenau-SC, Unesc-ES, Gazprom (antigo TTG - Rússia) e Goiás-GO.
Como treinador: Curitibanos-SC, São Miguel do Oeste-PR, Action 21 (Bélgica), Norilsky Nickel (Rússia), Marca Trevigiana (Itália). Atualmente é o treinador do F.C.K. de Hommel (Holanda).
Um ídolo no futsal: "Raul, da época do Bradesco."
Outros ídolos: "Ayrton Senna e Oscar do basquete."
Um jogo inesquecível: "Como jogador foi a final do Brasileiro de clubes (Taça Brasil), em São Paulo, 1987. Transbrasil 1 x 2 Perdigão, gol do Júlio César, na terceira prorrogação, com morte súbita. Lembro que o Ibirapuera estava lotado, a torcida da Perdigão de Videira-SC viajou em peso e lotou o ginásio. À volta para Videira foi emocionante, a cidade estava toda parada esperando a nossa chegada.
Como treinador foi a semifinal da Copa da Europa de clubes, 2005. Action 21 Charleroi 2 x 2 Interviu. A equipe do Boomerang Interviu (Espanha) era composta de jogadores como Luis Amado, Schumacher, Gabriel, Marquinhos, etc. Jogavamos pelo empate. Estava 1 x 1 e faltando 45 segundos o Interviu fez 2 x 1. Pedi um tempo e coloquei goleiro linha. Empatamos faltando 14 segundos com um gol do Lúcio, de cabeça, no segundo pau. 6 mil torcedores em festa. Classificamos para final da copa da Europa onde nos consagramos campeões europeus de clubes da temporada 2004-2005."
N.R. - Inexplicavelmente no Brasil os profissionais brasileiros que fazem sucesso no exterior sequer são mencionados pelos veículos especializados em Futsal e também por parte dos nossos dirigentes.
Além do Benatti, outros brasileiros realizam grandes trabalhos mundo afora como o treinador Duda e o preparador de goleiros Guaíba (El Pozo), Beto Aranha (Tyumen), Padú (ex Playas e Marfil), etc.
Um jogo para esquecer: "Como Jogador foi a final do campeonato Brasileiro de Seleções de 1984, em Florianópolis. Seleção Carioca 2 x 3 Seleção Paulista. Estavamos ganhando de 2 x 0 e perdemos por 3 x 2 para os paulistas. No final do jogo chorei muito de vergonha, por que meus pais estavam na arquibancada vendo o jogo.
Como treinador foi na Rússia. Era treinador do Norilsky e perdemos em casa por 8 x 1 para o TTG (atual Gazprom). Foi a maior vergonha que já passei como treinador, vendo meus jogadores fazendo corpo mole, entregando a partida e os diretores do meu time rindo. Foi humilhante mas não perdi a minha DIGNIDADE."
Gol inesquecível: "Como jogador foi na final do Mundial FIFA na Holanda (1989). Brasil 2 X 1 Holanda
Foi o primeiro mundial organizado pela FIFA e fiz o primeiro gol do Brasil na final. Também fui o artilheiro deste mundial.
Como treinador foi um gol do Robinho, no primeiro jogo da final da copa da Europa 2005, deixando três russos caídos no chão."
Um título inesquecível: "Campeão Mundial FIFA 1989 com a Seleção Brasileira (jogador) e Campeão Europeu de Clubes 2005 com o Action 21 da Bélgica."
Um título que lhe falta conquistar: "O título olímpico."
Um craque do futsal atual: Robinho (Gazprom Ugra - Rússia)
Melhor atleta de futsal que viu jogar: "Foram tantos. Afinal são quatro décadas no futsal como jogador e depois treinador. Difícil dizer um nome apenas. Dos anos 70 cito o Vevé pivô (ex-Vasco); Dos 80, o fixo Raul e ala Sérgio Sapo (ambos ex-Bradesco); Nos anos 90, os alas Fabinho da Perdigão e Manoel Tobias; Atualmente, Robinho (Gazprom), Lenísio e Falcão(Malwee) e o Kike (El Pozo)."
N.R. Tive o prazer de trabalhar com o Vevé, que até hoje é funcionário do Vasco da Gama. Dizem que jogava muito. O que posso dizer que é um chefe de família exemplar e uma grande figura.
Coincidentemente, o Vevé atualmente mora na mesma rua onde eu morei na minha infância no Rio de Janeiro, lá na Penha, e sempre o encontro.
Melhor treinador da sua carreira: "Foram todos ótimos, sempre escutei e respeitei meus treinadores. O que eu sou hoje devo aos meus pais e aos meus treinadores."
O que gosta de fazer nas horas vagas: "Ir à Praia,fazer churrasco, andar de bicicleta, passear de caiaque e ficar com família."
éé, esse é meu paai :D e o melhor treinador!
ResponderExcluirObrigado por participar Natália !
ResponderExcluirGrande Benatti, uma das feras da saudosa equipe da Perdigão de Videira/SC. Que saudades!!!!
ResponderExcluirBeleza Nivaldo. Obrigado pela participação !
ResponderExcluirte esperamos em seara no futsal schumann de seara sc. com um curiculo deses quem não quer no time...
ResponderExcluirMeus parabens.
Um pai pra mim. Valeu pela moral Benatti , Abração e sucesso sempre !!!!
ResponderExcluirRobinho !!!!!!