segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Como tudo começou...

TIO SAM E.C. - 1997-1998. Aqui é o marco zero da minha trajetória como preparador físico de futsal.
Esq. para Direita (em Pé): Fernandinho, Lúcio, Silami, Jovita, Mauro Brasília, Taffarel, Benatti, Fabiano, Wallace, Felipe, Harrison, Orlando Canito, Marcelo (Fisio), Gerson Tristão (treinador) e Luis Carlos (supervisor).
Agachados: Joan, Cazuza, Alex, Jorginho, D.Terezinha, Ivan, Max, Cacau, George, Lavoisier, Marcelo (roupeiro), Verdini (P.Físico), Jorge (massagista) e Hugo (trein. Goleiros)
Em 1997, eu, universitário do 7º período do curso de Ed.Física da Universidade Gama Filho (UGF), recebi o primeiro convite para trabalhar com equipes desportivas. Meu professor de treinamento desportivo II (Alexandre Palma) havia recebido um pedido de um amigo dele, peruano radicado há anos no Brasil, o Diego, que precisava de um estagiário para trabalhar com Basquete masculino nas categorias infanto e juvenil no C.R. Vasco da Gama. Há tempos eu "perturbava" o profº Alexandre em busca de um estágio no esporte. Eu tinha necessidade de por em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. E vejam vocês... Justo no dia que o Alexandre perguntou em sala de aula quem estaria interessado no estágio lá no Vasco eu faltei. Um grande irmão meu, o Luiz Carlos ficou interessado. Mas o profº Alexandre me indicou do mesmo jeito. Aí que entra o MESTRE Diego Jose Garcia Venegas na minha vida. O Luiz ligou primeiro mas ele ficou com os dois ! Como éramos (e somos !) muito amigos topamos o desafio juntos. Por telefone eu disse pro Diego: "Eu quero uma chance no esporte, não importa se irei receber ou não." O Vasco não pagava nada mesmo mas o Diego depois de um tempo começou a pagar um salário mínimo do bolso dele (50% pra cada um) o que era uma ajuda e tanto. Hoje em dia sou muito crítico aos graduandos em relação aos estágios. O pessoal que está no 2º período e não sabe nem a diferença entre um côndilo e um epicôndilo já quer remuneração. O estágio é um complemento da formação. Mas isso é assunto pra depois...
Eu, rubro-negro que sou, comecei no Vasco, nosso maior rival. Coisas do esporte. Lá no Vasco, o Diego que era prep. físico do Futebol e também de Futsal no Tio Sam nos perguntou se estávamos interessados em estagiar na equipe de Futsal de Niterói. O Luiz disse de cara que não podia pois ajudava o pai numa loja da família. Eu topei no ato. Eu já estava no 8º período na UGF e só tinha aulas as terças, quintas e sábados. E o estágio era segundas, quartas e sextas pela manhã. Sorte ? Destino? Sei lá... só sei que eu não tinha a menor pretensão de trabalhar com Futsal. Como a maioria que pretendia ser preparador físico meu negócio era o Futebol e se possível no meu time do coração, o Flamengo.
Lembro muito bem do meu 1º dia no Tio Sam. Para chegar até o clube que fica no Barreto em Niterói-RJ precisava pegar dois ônibus e pobre de quem perdesse o segundo que passava praticamente de hora em hora. Desci no ponto errado, andei muito (e até corri para não chegar atrasado no 1º dia !) e finalmente achei o clube. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a estrutura do clube com instalações modernas. Quando cheguei o grupo da categoria principal já estava na quadra aguardando o início do treino. O primeiro atleta a me cumprimentar foi o Guilherme da Silva: "Satisfação, Cazuza !" Uma semana antes eu o vira num jogo da Liga Nacional pela TV.
Fiquei no Tio Sam do segundo semestre de 1997 (estagiário) até o término repentino de sua trajetória, já como auxiliar de preparação física, em meados de 1998. Esta experiência traumática eu conto depois. Lá convivi com feras como Cazuza, Cacau, Joan, Lavoisier, Benatti, Mauro Brasília e tantos outros.
Os mestres Diego e Alexandre Palma foram grandes propulsores e incentivadores de minha carreira. No Tio Sam encontrei outras pessoas que me ajudaram muito como o preparador físico Newton Martins, o supervisor Luis Carlos, o gerente Orlando Canito, o treinador Gérson Tristão e já em 1998 o profº Luiz Verdini. Além da receptividade excelente por parte dos atletas, alguns dos quais tenho contato até hoje.
A todos vocês, meu muito obrigado ! Uma coisa que jamais devemos esquecer é de quem nos ajudou lá atrás. O saudoso Ricardo Lucena costumava dizer: "O mundo da bola é redondo... quando estiver por cima, não esqueça que um dia já esteve por baixo e um dia você pode voltar pra lá..." Sábias palavras professor !
O Tio Sam era o papa-títulos do Rio de Janeiro e mantinha uma hegemonia estadual que já durava sete anos se não me engano. A minha primeira final foi do metropolitano de 1997 contra o Iate Clube da Ilha do Governador. E perdemos... com um gol do Bocão de tiro livre (12 metros naquela época) na prorrogação. O Jogo foi no Miécimo da Silva em Campo Grande, bairro da zona oeste que de tão longe do centro, muitos acham que é um município. Putz ! Será que sou pé frio? pensei... No estadual demos o troco e tiramos o Iate na semifinal. A final foi contra o Vasco e vencemos bem. Houve ainda um jogo extra Tio Sam (vencedor do estadual) contra o Iate (vencedor do metropolitano) no ginásio do Olaria. Esse jogo foi realizado na semana entre o Natal e o Ano Novo em 1997 e definiu quem iria representar o estado na Taça Brasil de Clubes de 1998. O Tio Sam venceu de goleada e neste dia soube pelo supervisor que o clube contava comigo para o ano seguinte.

5 comentários:

  1. Nossa, Harri! Que bacana saber como tudo começou! Hoje que conhecemos vc como um dos melhores (se não o melhor - e digo isso apoiada na opinião de quem realmente entende do assunto) preparador físico do país, temos a certeza de que tudo isso é mérito e não sorte! Parabéns pelo blog! Sucesso em 2010! Abraço, Daia!

    ResponderExcluir
  2. Fala meu amigo!Parabens pelo Blog!Bem bacana poder compartilhar sua carreira com todos nós amantes do Futsal! Que Deus continue abençoando sua trajetoria de vida pessoal e profissional e que continuem vindo muitos titulos!Um grande abraço e fique com Deus.
    Professor Luizinho Cruz
    http://luizinhocruz.spaces.live.com/blog/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e espero que gostem.
    Harrison

    ResponderExcluir
  4. FALE MEU PARCEIRO,FICO FELIZ POR VC ESTA BEM NO FUTSAL,VC É UM AMIGO E FOI UM GRANDE PREPARADOR FISICO NA MINHA EPOCA DO TIO SAM,ESPERO UM DIA VOLTARMOS A ESTAR JUNTOS,VC SO ESQUECEU DE UMA COISA ENTRE OS GRANDES JOGADORES DO TIO SAM TINHA UM TAL DE LUCIO BALA(EU),KKKKK.MAIS TA TRANQUILO E EU ESTAVA ENTRE OS OUTROS MAIS QUE VC ESCREVEU LOGO DEPOIS DOS FERAS,(RISOS) VE SE QUANDO VIER DO SUL APARECE AQUI EM NITEROI A FAMILIA AQUI TEM SAUDADE DE VC,UM ABRAÇO ,LUCIO EX BALA.

    ResponderExcluir
  5. Grande Lúcio Bala ! Cara, lembro muito das resenhas na casa da Elaine, as festas, etc. Foi uma parceria bacana naquela época. Depois a vida faz com que cada um siga um caminho diferente... Lembranças a todos por aí. Abração parceiro !

    ResponderExcluir