terça-feira, 9 de março de 2010

Sidney - Austrália

Seleção Japonesa 2004. Ao fundo Sidney Harbour Bridge e Opera House

No Ferry Boat com meu amigão Ricardo Higa

Comissão Técnica no Centro Olímpíco de Sidney

Baía de Sidney
Trabahar com esporte de alto nível tem lá seus incovenientes. Finais de semana, feriados, datas especiais... pode esquecer ! Não tem dia, não tem hora certa.
Por outro lado é possível conhecer muitos lugares interessantes. É o caso de Sidney, na Austrália.
Fiquei nesta cidade encantadora por uma semana com a Seleção Japonesa de Futsal que foi até lá para treinar e realizar dois amistosos. Engraçado que sempre que a esquadra nipônica se reunia por uma semana, chamavam erroneamente de pré-temporada, independente da época do ano.
Cheguei no aeroporto em Sidney após uma longa e cansativa viagem. O intérprete da seleção, um brasileiro chamado Johnny, me aguardava. Mas meu desembarque foi demorado e por pouco não me mandaram de volta pro Brasil. Tudo por conta de 2kg de farinha de mandioca e 2kg de feijão não declarados. O treinador (Sérgio Sapo) havia me pedido pra levar e eu brasuca esperto, não achei necessário declarar. Fui interrogado por quase uma hora e meia, tive minha mala totalmente revirada e conforme meu nervosismo aumentava, meu inglês dimiuia. Pior foi explicar para a guarda como se fazia feijão... No final, o feijão, suspeitíssimo para o povo do Outback, foi para a quarentena e a farinha liberada.
O Johnny me levou de táxi direto para o treino da seleção, no centro olímpico de Sidney, local onde a maioria das provas das Olimpíadas de 2000 foram realizadas. Um lugar fantástico mas que sofria para não virar um elefante branco.
A receptividade foi ótima. Os japoneses são simpáticos por natureza e muito alegres. Adoram dar risada (e tirar fotos de tudo também !). Para surpresa de muitos, eu sabia algumas palavras em japonês por conta dos anos que treinei Karatê. Sim, sou faixa preta para quem não sabe. Mas não coloco um quimono há anos...
Na Austrália fizemos dois jogos contra a seleção deles. Ganhamos um e perdemos o outro. A semana de treino foi produtiva.
Nas horas vagas deu para conhecer um pouco de Sidney, que me lembrava muito o Rio pelo fato do povo adorar praia, o astral e tudo mais.
Esta cidade passou por todo um processo de revitalização em virtude dos Jogos Olímpicos. A Baía foi despoluída e dava para ver vários tipos de peixes e ouriços junto a estação dos Ferry Boats. Todo o entorno da Baía de Sidney é muito bonito e cheio de atrações como o aquário, cinemas, teatros, bares e restaurantes. A praia de Bondi Beach, a ponte Harbour, o Opera House, a Torre de 250 metros com vista de 360º, Coalas no seu colo... Foi uma viagem e tanto. Espero poder voltar lá com minha família um dia.
Neste post presto uma homenagem ao Ricardo Higa (2ª foto acima), capitão da seleção naquela época. Hoje ele é treinador do Deucao Kobe. Ele me estendeu a mão, na minha chegada, de uma forma que somente as pessoas de bom coração sabem fazer.
Domoo arigatoo gosai masta Higa San!



Nenhum comentário:

Postar um comentário