domingo, 10 de outubro de 2010

PERFIL: Edésio, ex-jogador do Interviu, Playas e El Pozo

 Casado com a Gisele e pai da Brenda. Multicampeão na Espanha, pouco conhecido no Brasil, craque, polêmico, amigo. Descrever o ex-jogador Edésio não é tarefa fácil.
Tendo atuado nas principais equipes espanholas, foi campeão europeu de clubes, campeão da liga nacional, campeão da copa de Espanha, Supercopa, etc.
Eleito melhor da posição na liga e tendo sido artilheiro de algumas competições que disputou, este carioca saiu muito jovem do Brasil para se aventurar em terras espanholas, obtendo muito sucesso por lá, atingindo status de ídolo não só nos clubes que passou mas em um dos ícones do futsal espanhol da sua época. Chegou inclusive a ser convocado para a seleção espanhola, pois possui dupla cidadania.
Já no final se sua carreira voltou ao Brasil e disputou algumas partidas da liga nacional pela equipe do Teresópolis.
Hoje presto homenagem a um dos grandes craques que vi jogar e que também (como já citado neste blog) me ajudou muito no processo de adaptação na Espanha.

Nome: Edésio Rodrigues

Apelido: Edésio. Na Espanha o chamavam de el duende.
Local e data de Nascimento: Rio de Janeiro, 29/09/1973.

Clube onde iniciou a carreira: Vasco da Gama-RJ.

Equipes em que atuou: Vasco-RJ, CCIP de Pilares-RJ, Flamengo-RJ, Hebraica-RJ, Grajaú Country-RJ e Teresópolis-RJ (Brasil). Jerez, Boomerang Interviu, Playas de Castellón, El Pozo Murcia, Cartagena, Seleção Espanhola, entre outras (Espanha).
NR: o atleta também teve breves passagens por equipes da Rússia.

Um ídolo no futsal: "No futsal gosto do Leni (Lenísio), Schumi (Schumacher), Marquinhos, Daniel Ibañez, Manoel Tobias, Vander Carioca, Paulinho (Paulinho Bebeto, ex-Playas e El Pozo), Marabú, mais um monte aí..."

Outros ídolos: Michael Jordan, Maradona, Ronaldo nazário

Um jogo inesquecível: "CLM Talavera 2x3 Playas de Castellón, 5º jogo da final de 2000. Ganhamos e fiz um gol faltando muito pouco. E representava muito esse título para o clube. O 1º título de liga da história do Playas."
NR: Havíamos vencido o 1º jogo em casa e o 2º fora, numa melhor de cinco jogos. Estávamos perdendo o 3º jogo (fora) por 2x1 o que forçaria o 4º jogo (e talvez o 5º) em Castellón. Estávamos doidos para voltar logo pro Brasil de férias. O Edésio virou pra mim no banco e falou: "Fica tranquilo parceiro, vou entrar e vou resolver parada pra gente voltar logo pro Brasil..." O cara entrou e fez os dois gols, um deles numa arrancada incrível desde a nossa quadra de defesa.

Um jogo para esquecer: "Final da liga de 2003. El Pozo x Boomerang Interviu. Perdemos mas foi um ano muito bom com um grupo forte. Tinha o Paulo Roberto, Kike, eu, o Leni..."

Gol inesquecível: "Um de bicicleta, ao vivo pela TV, contra o Barcelona. Até o árbitro me deu a mão para me cumprimentar (risos). Estava no Interviu."

Um título inesquecível: "Copa da Espanha, 2002 com El Pozo... metemos 5x1 nos favoritos (Interviu)."

Um título que lhe faltou conquistar: "Mundial de seleções vai ficar faltando como jogador (risos). Pior que eu estava dentro do mundial 2004 onde sairia campeão pela Espanha. Mas uma cirurgia impediu tudo."

Um craque do futsal atual: Lenísio

Melhor atleta de futsal que viu jogar: Manoel Tobias

Melhor treinador da sua carreira: "Não gosto de nenhum mas acho que o Duda do El Pozo foi bem."

O que gosta de fazer nas horas vagas: "Jogar sinuca."

Uma frase: "O homem inteligente não é o que tem muitas idéias mas sim o que aproveita as poucas que tem."

8 comentários:

  1. Esse cara é demais! Tive o prazer de jogar junto com ele em Teresopolis. Muitas histórias, muitas risadas e uma grande amizade!
    Abraço e parabéns pelo blog Harrison.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Caramba!! Que saudades!! Estudamos no mesmo colégio...Como acho esse menino???? Karla Ramos Barros Lima ( esse é meu facebook )..

    ResponderExcluir
  3. Como acho esse menino?? Estudamos juntos!! Karla Ramos Barros Lima (facebook)

    ResponderExcluir
  4. Mandei e-mail pra ele avisando sobre seu Fb. Abraço e continue visitando o blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua matéria no blog. Tive com ele hoje e ele ficou muito feliz com essa homenagem... Vc não tem material dos jogos dele??

    UM abraço

    Eduardo Braga

    ResponderExcluir
  6. Alexandre da Silva Braga19/01/2013, 23:23

    Harrison, perdi contato com esse "moleque". Base da base do futsal em S.J. de Meriti e Caxias, ainda 11, 12, 13 anos, juntos até nos separarmos entre FUTSAL e Futebol de campo. Amigo pessoal, por favor passe a ele a mensagem.
    Alexandre Agulha, ex Botafogo FR e hoje nas Ilhas Faroes ( Dinamarca ) como treinador.
    alexandresilva1972@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, não tenho material dele... mas na Espanha os clubes tem acervos incríveis.
    Alexandre, transmiti seu recado para a filha dele.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Pow lembro dele jogando no pueirão, perto da minha casa !

    ResponderExcluir