sábado, 23 de abril de 2011

Conceitos ultrapassados

Já falei aqui no neste espaço que o Futsal herdou um certo "ranço" do Futebol, gerando alguns vícios como paternalismos, quebras de hierarquia, atletas mimados, etc.
Também disse que, ainda que lentamente, estamos evoluindo, tornando nossa modalidade cada vez mais atrativa, com profissionais qualificados e atletas bem preparados dando show nas quadras.

Porém, com toda informação disponível nos dias de hoje, tem atletas jovens que tem enraizado alguns conceitos do passado.

Semana passada me chamou a atenção o fato de um jovem goleiro da ACBF estar "bitolado" por estar se achando lento no tempo de reação, principalmente nas bolas baixas. A primeira relação que fez foi com seu aumento de peso que, através de minhas avaliações de composição corporal, foi de massa magra. E isso é bom !

O blog não tem cunho científico mas cabe uma breve explicação. Se um atleta aumenta o peso de gordura corporal, ficará mais lento, perderá em agilidade, se cansará mais rápido, etc.
Por outro lado, o aumento de massa magra proporciona aumento nos níveis força e potência dentre outras coisas.

Antigamente se achava que musculação "travava" o atleta, que atleta forte ficava "sem drible" e outras barbaridades do gênero.

Vejam o Alexandre Pato do Milan. Está cada vez mais forte e cada vez mais ágil e veloz.

Precisamos esquecer os "achismos" do passado e abraçarmos de vez a ciência no nosso esporte.
Obviamente sem esquecer a ginga, a criatividade, habilidade, etc.

Até mais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário