terça-feira, 26 de abril de 2011

Qual a melhor liga do mundo ?

A pergunta do post acima é difícil de ser respondida pois para tal é preciso levar em consideração aspectos técnicos, de organização, de mídia,  marketing, etc.

Os espanhóis dizem que a "mejor liga del mundo" é lá.
Aqui no Brasil a CBFS diz que é a "maior liga do mundo."

De cara já se nota uma diferença conceitual. Quantidade não é qualidade.
Por outro lado, sabemos das dificuldades que um país com dimensões continentais como o nosso enfrenta para organizar uma "liga nacional."

Por experiência de quem já vivenciou (e trabalhou) nas duas ligas, não fico em cima do muro.
No "conjunto da obra" acho a Liga Nacional de Fútbol Sala (LNFS) a melhor pois reúne equipes de grande nível técnico, atletas de diversas seleções de várias partes do mundo (inclusive vários craques brazucas), jogos na TV aberta e fechada com audiência incrível, várias estratégias de marketing, calendário organizado e ginásios com boa presença de público.

A Liga Futsal possui nível técnico top de linha mas carece de jogos na TV aberta, maior presença de público, melhor divulgação e número limitado de equipes (23 é um exagero).
Também seria interessante descentralizar a Liga Futsal do eixo Sul-Sudeste. Precisamos de equipes do norte-nordeste na competição e que o centro-oeste de firme de vez.

Volto a dizer que entendo o problema das dimensões continentais do Brasil e das diferenças sócio econômicas que separam nossas regiões, afetando inclusive o esporte.

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário