sábado, 24 de setembro de 2011

Futsal, um sonho olímpico (distante)

Nunca diga nunca ! Mas lamentavelmente não sei dizer se veremos nosso esporte se tornar olímpico um dia.
Farei este relato-desabafo em forma de fotografias com legendas. Assim fica mais fácil expressar minha indignação. Nossa modalidade precisa evoluir muito !

O ginásio em La Guaira é bonito e confortável para o público. Possui até sistema de refrigeração e placar central, lembrando o Miécimo da Silva em Campo Grande-RJ. Porém é um ginásio usado para o basquete.

A quadra de basquete foi adaptada em cima da hora. Na manhã do 1º jogo quando chegamos para treinar as linhas laterais (amarelas) ainda estavam sendo pintadas por funcionários, ampliando a quadra para 30 x 18m, muito abaixo do padrão Fifa que é de 40 x 20m. Reparem na foto que a quadra literalmente acaba logo depois da linha lateral. Mal havia espaço para cobrança dos laterias e escanteios.

Várias frestas enormes como esta da foto estavam aparentes. Algumas foram tapadas com esparadrapo momentos antes da partida começar.

Olha o perigo desta lasca levantar durante o jogo. Foi colocado esparadrapo para cobrir e minimizar o risco.

Foto tirada uma hora antes do jogo começar. Cadê a baliza ?

Vendo as fotos, surgem as dúvidas.
Como nos tornaremos olímpicos, se uma decisão de Copa América é disputada numa quadra como esta que não respeita os padrões Fifa ?

As zonas de substituição foram marcadas com fitas adesivas, as pressas, pela arbitragem. Nosso atleta Jonathan levou um cartão amarelo pois saiu fora da zona de substituição. A regra foi aplicada com correção mas vale ressaltar que a fita adesiva branca, foi aplicada em cima de uma publicidade pintada na quadra, também na cor branca. Ou seja, muito difícil de se enxergar.

Nosso esporte mostrou evoluções positivas na última década. Nossos profissionais hoje são pessoas "do Futsal". Ou seja, especializadas na modalidade, embasadas na ciência e no conhecimento.

Mas em termos de organização e administração de eventos estamos muito capengas ainda, principalmente na América do Sul. 

Uma pena. O Futsal merece muito mais que isso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário