segunda-feira, 22 de março de 2010

As Ruínas de São Paulo


Macau é uma região administrativa especial pertencente a República Popular da China e foi colonizada pelos portugueses por mais de 400 anos, se tornando independente a partir de 1999, convertendo-se então na última colônia européia na China.
Nesta pequena península composta pelas ilhas de Taipa e Coloane nota-se a influência portuguesa em vários lugares. Na praça do senado, o piso é composto de pedras sabão, as mesmas que vemos no famoso calçadão de Copacabana. E os prédios são de arquitetura européia antiga. Nas ruas muitas placas sinalizam em português e chinês. Entretanto é difícil encontrar quem fale nosso idioma por lá. Para pedir informações nas ruas eu penava pois o inglês deles é sofrível.
Certamente o ponto turístico onde mais se nota a herança deixada pelos portugueses é nas Ruínas de São Paulo (foto). Neste local foi construída em 1565, a Igreja da Madre de Deus, também chamada Igreja de São Paulo pois foi erguida adjacente ao Colégio de Jesuítas São Paulo.
Construída em taipa e madeira (exceto a fachada de granito) a igreja e o colégio pegaram fogo em 1595. O segundo e derradeiro incêndio em 1835 destruiu quase tudo.
Quando estive por lá ouvi dizer que os portugueses desistiram de reconstruir toda a igreja com medo de novos incêndios e decidiram preservar somente a fachada que não tinha sido muito danificada.
As Ruínas de São Paulo e sua escadaria com 68 degraus constam na lista de patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO e também são consideradas uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.
Bom pessoal, eu estive lá e gostei muito de conhecer um pouco da história de Macau. Como falei outro dia, o esporte nos proporciona momentos como este. Resta saber aproveitá-los.
No próximo post vou falar um pouco sobre a Macau moderna, dos prédios grandiosos, das lojas de grife e dos cassinos. Até breve !
Algumas informações foram extraídas do Wikipedia e do site do governo de Macau

Nenhum comentário:

Postar um comentário