sábado, 20 de março de 2010

Japão classificado, objetivo alcançado !

Execução do hino nacional japonês
Comemorando um gol

Após vitória sobre o Uzbequistão

Classificados para o Mundial !




As finais do Campeonato Asiático de Seleções de 2004 definiriam as três equipes, entre quatro, que iriam ao mundial de Taiwan em dezembro do mesmo ano.

Nosso adversário na semifinal, o Uzbequistão, não era fácil de ser batido mas estávamos preparados para o desafio. A minha dúvida era saber como reagiriam os atletas diante de uma responsabilidade enorme: classificar o Japão pela primeira vez para um mundial. Havia muita expectativa para esta partida e mesmo os mais experientes como o Sérgio Sapo, que havia passado por inúmeros jogos decisivos em sua carreira, estavam ansiosos.

Ainda no hotel, a preleção foi muito boa. Eu, pouco acostumado com o povo oriental, não sabia se os japoneses estavam muito concentrados ou receosos. O atleta japonês é muito disciplinado e se concentra muito naquilo que vai fazer. É comum ver atletas começando a se alongar por conta própria duas horas antes da partida, sem bater muito papo, focado no seu objetivo.

O jogo em si não foi dos mais difíceis. Jogamos muito bem e vencemos por 4 x 2. No apito final, a emoção e euforia tomaram conta. Fica difícil descrever a alegria dos japoneses. Muitos, inclusive eu, choravam copiosamente. Eu não lembro muitos detalhes do jogo em si. Não sou bom nisso. Raramente lembro quem fez o gol, quem levou cartão ou qual o placar de partidas passadas. Porém, lembro muito bem da emoção que sentimos ali dentro da quadra. Dever cumprido ! Uma das melhores coisas da vida é poder olhar no espelho e saber que você fez o seu melhor.

A final contra o Irã no dia seguinte foi totalmente diferente. Jogamos bem abaixo do que podíamos. Os iranianos já haviam vencido o Japão em outras finais e começaram o jogo se impondo como os reis da Ásia. E nossa equipe sentiu isso. O placar chegou a estar 5 x 1 pra eles. No final, com o Ricardo Higa como goleiro-linha, encostamos em 5 x 3. Mas já era tarde. O Irã novamente ganhou o asiático. Mas isso não ofuscou o brilho pela classificação ao mundial.

Na volta ao hotel, de noite, tinha o aniversário do atleta Maeda. Naquela sala reservada no Holiday Inn em Macau, recebi uma das homenagens mais bonitas da minha carreira. Fiquei muito emocionado com as palavras de gratidão vindas dos atletas japoneses. Chorei muito e fiquei muito feliz. Ser reconhecido por poder ter ajudado alguém é muito gratificante. E quanto a isso o povo japonês é nota mil. Eles sabem como ninguém dizer MUITO OBRIGADO a quem os ajudou. Eles sabem que no Futsal o Brasil é expoente, assim como a Espanha. E por isso buscam aprender conosco. Vou levar pra sempre, e com muito carinho, essa experiência que tive com esta equipe maravilhosa.

Ah, quase esqueci... teve um cara da comissão técnica do Japão que de tão pão duro levou refrigerante de Macau para o Japão para não ter que gastar. A Coca-Cola era um dos patrocinadores do evento e todos os dias cada delegação recebia alguns packs, o que dava cerca de duas latinhas pra cada um. Esta pessoa guardou todas as latas, colocou na mala e embarcou para Tóquio a fim de fazer um estoque doméstico. Que coisa !

Teve outro lance gozado. No raio-x de um aeroporto pararam um outro membro da comissão, achando que ele levava uma espada na bagagem de mão. Na verdade era um sapo em cima de um pedestal que no R-X realmente parecia uma espada.

Meu muito obrigado aos atletas: Kawahara, Endo, Saganaga, Ricardo Higa, Osamu, Kenta, Kogure, Suzu, Yuki, Kiyoshi, Ichihara, Ono, Maeda, Inada e Kotaro. E aos membros da comissão técnica: Dr.Kumazawa (médico), Goto San (massoterapeuta), Sakae (chefe da delegação) e o Johnny (intérprete). Tem mais dois integrantes japoneses cujos nomes não me recordo agora mas os agradeço igualmente. Os que realmente merecem meu agradecimento estão citados. Sinto saudades de vocês. Espero que estejam todos bem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário