terça-feira, 16 de março de 2010

Macau (China)

Esq. para Dir.: Farinha (treinador da China), eu, Sapo, Lula e Ricardo Menezes

Da esq. para Dir.: Atleta de Macau, Sérgio Sapo (treinador do Japão), o falecido Gláucio (treinador da Tailândia), Ricardo Menezes (coordenador técnico do Irã), Lula (treinador da Malásia) e Eu (prep. físico do Japão)

Fui parar em Macau, uma antiga colônia portuguesa na China, pois a Seleção Japonesa foi disputar naquele país o Campeonato Asiático de Seleções de 2004. Este evento acontece todos os anos mas aquele foi especial pois serviu de eliminatórias para o Mundial FIFA de Taiwan que aconteceu no mesmo ano.

Ao todo eram 18 seleções e apenas três se classificariam para o mundial. O Japão nunca tinha participado de uma copa do mundo por méritos próprios. Uma vez eles disputaram como convidados. O grande objetivo, sem dúvidas, era a classificação. E foi pra isso que fui contratado. Para dar o suporte necessário na parte física.

O bicho-papão da Ásia, a seleção iraniana, havia conquistado todas as edições do torneio e o Japão já era um freguês habitual nas finais. Ficar entre os três primeiros colocados não era uma tarefa fácil. Em teoria, Japão, Irã, Tailandia, Uzbequistão e Quirguistão brigariam pelas vagas. Numa segunda escala viriam China, Coréia do Sul e talvez alguma outra que não me lembro agora. As demais seleções eram muito fracas e não tinham a menor chance.

Nossa sequência de jogos desenrolou-se desta maneira: vencemos todos os jogos da 1ª fase. Líbano por 4x0; Quirguistão 4x1; Filipinas 12x0 (neste jogo, aguns atletas Filipinos estavam todos escoriados devido a uma briga em uma boate na noite anterior) e Macau 17x0; nas quartas de final vencemos a China, treinada pelo mineiro Farinha num jogo muito esquisito. Foi 5 x 2 pra gente e os chineses não nos ameaçaram muito. Já no início do 2º tempo largaram o jogo e aceitaram passivamente a derrota. Nem goleiro-linha colocaram; O confronto da semifinal, valendo uma vaga para o mundial, será o tema do próximo post. Assim como a final do torneio e outras histórias inusitadas que aconteceram por lá como a do ladrão de coca-cola e da espada no raio-x do aeroporto.

Em Macau éramos sete brasucas trabalhando: Eu, Ricardo Higa (atleta do Japão), Sérgio Sapo, Lula, Ricardo Menezes, Gláucio e o Farinha. Foi lá que conheci pessoalmente o Gláucio e suas histórias engraçadas. Na 1ª foto reparem que ele não está presente. Nós estávamos assistindo a Tailândia jogar e no meio do jogo, após mais um gol incrível perdido por sua equipe, ele virou e olhou pra cima em nossa direção e exclamou: "Vocês estão vendo isso? Meu time é ruim pra c... Vocês estão vendo, né?" hahaha ! Que figuraça ! Também conheci o Ricardo Menezes que me prometeu que me levaria para trabalhar com ele um dia... Poderia ser mais um "conversa fiada" entre tantos que me prometeram emprego, mas não foi. O Ricardo me trouxe para Carlos Barbosa em 2005. Muita gente acha que foi o Jarico, outros acham que foi o Rudy Vieira, nosso supervisor. Nada disso, foi do Ricardo que partiu o convite. Vou contar os detalhes outro dia.

Espero que estejam gostando do blog. Forte Abraço !




Nenhum comentário:

Postar um comentário