sábado, 6 de março de 2010

Seleção Japonesa de Futsal






No final de 2003 recebi um convite, através do meu mestre Diego. O treinador da Seleção Japonesa de Futsal (o brasileiro Sérgio Sapo) queria levar um preparador físico brasileiro pois 2004 seria um ano muito imporante. O Japão iria brigar por uma das três vagas asiáticas para o mundial FIFA de seleções em Taiwan. Até então, os japoneses só haviam participado de um mundial como convidado.
Meu contrato era para pouco mais de dois meses. Mas a grana que eu receberia neste período eu não ganharia em um ano e meio de trabalho em academias. Não tinha o que pensar. Dinheiro bom, trabalhar em uma seleção nacional e a possibilidade de ir a um mundial, o sonho de qualquer profissional do esporte.
Antes de ir, tive que aguardar a chegada do meu contrato e só depois fui ao consulado japonês, no aterro do Flamengo (RJ) dar entrada no meu visto de trabalho. Esta burocracia demorou um pouco. Neste hiato entre minha contratação e minha ida ao Japão, pedi ao pessoal da seleção que realizassem algumas avaliações e testes com os atletas. De posse dos resultados, eu enviava planilhas de treinos a fim de não perder tempo. Cada atleta recebia tudo traduzido e executava os treinos em suas cidades e/ou clubes. Quanto a isso, podem ter certeza, o atleta japonês é disciplinado ao extremo.
O visto japonês demorou. Mas a seleção passaria uma semana em Sidney (Austrália) onde realizaria dois amistosos com a seleção da casa. Uma agência contratada pelos japoneses conseguiu meu visto australiano em Brasília muito rápido e então eu fui do Rio de Janeiro para Sidney, obviamente com várias escalas/conexões em São Paulo, Santiago do Chile e Nova Zelândia.
Na Austrália foi onde tive o meu primeiro contato com os japoneses. No próximo post vou falar sobre este debut na seleção e sobre esta cidade maravilhosa chamada Sidney.

Forte abraço !

2 comentários:

  1. Boa noite Harrison,
    Não vou me atrever a comentar nenhum assunto. Apenas passo para dizer que estou gostando de ler o blog. Na verdade, aprendendo! Abraço e boa sorte!

    Ivanir Pinto

    ResponderExcluir
  2. Beleza Ivanir. Bom saber que tem meia de dúzia de fiéis amigos do Blog e que vc é um deles. Continue visitando...

    ResponderExcluir