terça-feira, 30 de março de 2010

Vasco 2001

Campeão Metropolitano 2001: Esq. para Direita em pé: Roupeiro, Túlio, Carlão (massagista), Harrison (PF), Douglas, Carlos Eduardo (auxiliar), Henrique, Chico, Fernandão, Muniz, Mauricinho, Japonês, R.Lucena, Taffarel, Dr. Maurício e Sr.Osvaldo.
Agachados: Roupeiro, Paulo Anchite(fisio), outro roupeiro (rsrsrs !), Fabiano, Duda, Cazuza, Andrey, Roni, Alexandre Feller e Luisinho (P.Goleiros)
Campeão Estadual 2001: Esq. para Dir. em pé: Carlão (massagista), Uruba (p.goleiros), Dr.Maurício (médico), Carlos Eduardo (auxiliar), Henrique, Chico, Liliu, Muniz, Mauricinho, Ricardo Lucena (treinador), Harrison (P.Físico), Luizinho (p.goleiros) e Sr. Osvaldo.
Agachados: Roupeiro, Alexandre Feller, Paulinho, Pelé, Roni, Luisinho, Andrey, Taffarel, Cazuza e Paulo Anchite (fisio)
Estava dirigindo, indo visitar meu grande amigo Flávio Martins, quando tocou o celular. Do outro lado com seu sotaque ímpar falava Don Diego: "Harrison, o Lucena voltou pro Vasco e precisa de um preparador físico, te interessa?" Não pensei duas vezes e respondi que sim mesmo tendo ele me explicado as dificuldades que teríamos pela frente.
O Lucena retornava ao Vasco depois de uma demissão esquisita. Afinal o cara tinha sido o comandante nas conquistas de 2000 e 2001 (Liga, Taça Brasil, Estadual, Rio-SP-Minas...).
E o homem voltou com todo o gás e fazendo uma limpa na comissão técnica. Só sobrou o pessoal do DM e o Marco Bruno (gerente) que honestamente só não caiu pois não tinha como. O Lucena se sentiu traído pela comissão na sua demissão e não queria mais trabalhar com aquele pessoal.
Quando eu disse SIM pro Diego no que mais eu pensava era na possibilidade de trabalhar com aquele grande treinador, cheio de frases de efeito e engraçadas. Eu sempre vislumbrei isso na minha carreira: estar cercado dos grandes, dos melhores. Eu não gosto de tática e nem pretendo ser treinador mas me fascina a idéia de poder estar ao lado dos caras que tiveram grandes conquistas no esporte. Isso promove um crescimento e tanto. Portanto fiquei feliz em poder ir pro Vasco que estava no início de uma crise sem precedentes após a guerrinha do Eurico com a Globo, a perda do patrocinador principal, a saída das principais estrelas em todas as modalidades e o convívio com salários atrasados. E lá estava eu apostando de novo. Larguei empregos em academias onde recebia em dia e fui para São Januário no dia da apresentação (pasmem !) sem saber quanto iria ganhar ! Existe uma linha tênue entre apostar suas fichas e ser burro ao ponto ignorar os fatos. Eu não sabia honestamente de que lado eu estava mas resolvi pagar pra ver.
Na apresentação havia muitos jogadores e uma comissão técnica de respeito. Aliás uma das melhores que trabalhei apesar dos problemas estruturais que tivemos e que era formada assim: Marco Bruno (gerente), Diego Venegas (supervisor), Ricardo Lucena (treinador), Carlos Eduardo (auxiliar técnico e treinador do juvenil), Eu na preparação física, Luizinho Mc Donald's (treinador de goleiros), Dr. Maurício Negri (médico), Paulinho Anchite (fisioterapeuta), Carlão (massagista) e os roupeiros cujos nomes não me lembro agora.
Na reunião inicial o Lucena deixou bem claro que a aposta era no trabalho e que de início ninguém sabia quanto iria ganhar. Obviamente que alguns não ficaram nem até o fim da reunião.
Lembro do Neco que apareceu por lá e chegou a treinar uns dias. Na época ele pediu R$ 1.500 pro Marco Bruno alegando que era esse valor que ganhava no emprego que tinha. Ouviu como resposta do nosso gerente: "olha Neco, vou falar como amigo... se você recebe em dia neste emprego, fique por lá. Aqui não te darei garantias que irá receber !" O Neco seguiu o conselho...
E assim o trabalho começou, cheio de incertezas, mas com um grupo qualificado que queria seu lugar ao sol. Aquele timaço do Manoel Tobias e cia era coisa do passado. Tínhamos pela frente o início da 3ª fase do Metropolitano RJ onde o Vasco defendia o título.
Meu acerto salarial foi o mais inusitado de todos. Na entrada da sala do Marco Bruno formou-se uma fila onde um por um era chamado. Na minha vez o MB estava ao telefone. Ele colocou a mão sobre o fone e perguntou quanto eu queria ganhar. Depois rasgou um papel que estava sobre a mesa e mandou: "escreve aí quanto quer ganhar." Eu escrevi, ele olhou (ainda falando ao telefone) e disse que provavelmente minha pedida seria aceita pela diretoria. Que várzea !!!
E eu realmente comecei a ter meu salário virtual já que para receber foi duro...
Nos próximos posts continuarei contando sobre esta breve passagem na equipe de futsal do time da colina, o início de uma grande amizade, do treinador genial e genioso e dos títulos que conquistamos em cima do Botafogo. Até breve !

2 comentários:

  1. Oi!!

    Volte logo a escrever suas histórias, me divirto com elas.:) Fique com Deus!

    Gí (Edésio)

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi ! Em breve teremos novas resenhas no blog. Bj pra vc e família !

    ResponderExcluir