terça-feira, 6 de abril de 2010

Ricardo Lucena, o treinador genial e genioso


Foram apenas pouco mais de três meses de convívio com este treinador que possuía duas facetas bem marcantes: o seu temperamento forte e explosivo e o seu intelecto acima da média.
Ahhh... não poderia deixar de citar que o Lucena era o rei das frases de efeito. Impressionte como o cara tinha a habilidade de se expressar tão bem, ora usando uma linguagem didática e ao mesmo tempo científica (muitas vezes fundindo a cuca de alguns jogadores...rsrs !), ora tirando da cartola frases hilárias, recheadas de gírias, mas que cabiam para aquele determinado momento.
Uma das mais famosas dizia que "barata esperta não atravessa o galinheiro." Ou seja, não atravesse a bola pelo meio da quadra.
Vou citar outras famosas:
"Passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo."
"quer virar super-herói? coloca a capa do Batman !"
Por várias vezes eu tinha que me segurar no vestiário para não dar gargalhadas. O problema que o homem ficava bravo com a equipe e danava a soltar suas pérolas. O Carlão, nosso massagista, um negão de quase dois metros, me olhava e abaixava a cabeça para não rir também. Eu morria de medo pois o treinador lógico que pensaria que estávamos faltando com o respeito. Mas não era isso. Era engraçado mesmo.
O Ricardo Lucena era um estudioso ferrenho do Futsal. Era de seu costume ficar até de madrugada assistindo vídeos ou montando treinos para o dia seguinte. Aliás, seus treinos eram de altíssimo nível, sempre exigindo não só a parte física do atleta como o raciocínio rápido também.
Seu temperamento era difícil. Quem o conhecia há mais tempo tinha maior facilidade e aceitava melhor algumas situações. Eu confesso que no início fiquei um pouco assustado com suas mudanças de humor. Mas no fundo o Lucena era um cara de bom coração e um treinador muito competente e vitorioso.
Infelizmente o Lucena faleceu vítima de câncer. O Futsal perdeu um dos seus maiores estudiosos e um dos seus grandes treinadores. Na minha opinião perdeu um pouco do seu lado folclórico e alegre também.
Espero que esteja descansando em paz.

2 comentários:

  1. Ele é meu pai.
    Eu sou o mais novo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Micael ! Foi uma honra trabalhar com seu pai, um gênio do nosso esporte. Obrigado por visitar o blog. Abraço a todos na sua casa.

    ResponderExcluir