quinta-feira, 29 de março de 2012

Perda de identidade

Crédito: Fábio Prina/Assessoria de Imprensa ACBF
Existem coisas, cores, objetos, símbolos, escudos, etc. que identificam determinadas coisas.
Quem vê um pedaço de pano preto e vermelho logo lembra do Flamengo. Qualquer criança, de longe, quando avista aquela letra "M" em forma de arcos dourados do Mc Donald's fica logo hipnotizada. E o jingle da Coca-Cola ? Quem não conhece...

Lembro bem da primeira vez (já escrevi sobre isso aqui no blog) que pisei naquela quadra laranja, emblemática, do Centro Municipal de Eventos (CME) em Carlos Barbosa, no dia 17 de junho de 2005, data da minha apresentação à equipe.
O Carlos Barbosa (ou ACBF) é um clube que tem identidade e identificação com seu torcedor ou fã do Futsal que, de longe, reconhece nossa equipe através da sua cor laranja, escolhida pela admiração de seus fundadores pela laranja mecânica de 1974. Me refiro à Seleção da Holanda de Futebol.

Voltando ao assunto quadra, lembro que assistira vários jogos da ACBF pela TV e aquela quadra, por si só, já chamava a atenção por sua cor laranja com bordas azuis, diferente de qualquer outro piso no planeta.
Ao pisar lá pela primeira vez, lembro de ter parado por alguns segundos para apenas admirar e observar aquela quadra e pensei: "agora estou trabalhando aqui..." Era a realização de um sonho.

Esta semana o CME  está passando por reformas (foto). O piso de madeira está sendo lixado e a quadra não mais receberá sua tradicional pintura laranja e azul. A partir de agora teremos um tablado na cor natural da madeira e com verniz. Que vai ficar bonito não tenho dúvida mas me desculpem os mentores da ideia: Estamos perdendo um de nossos símbolos e porque não dizer, um pouco de nossa identidade.

Nos últimos tempos tenho visto mundo afora algumas inovações como o piso azul da LNFS (Espanha), o piso, também azul porém de plástico de quadras na Ásia e o lindíssimo e ultra moderno piso negro das competições oficiais da Uefa (ver fotos abaixo).

Mas nenhuma outra quadra no mundo tem um piso que identifique tanto sua equipe... Aliás, tinha.

Ginásio do Kairat Almaty - Casaquistão

Piso da LNFS para jogos na TV (Espanha)

Piso negro das competições oficiais da Uefa

Piso extra brilho do Nagoya Oceans Arena - Japão


2 comentários:

  1. Parece que ouviram minhas preces... rsrs ! Ouvi um comentário hoje que vão pintar as bordas externas da quadra (hoje são azuis) de laranja, ficando o centro na cor natural da madeira. Assim manteremos nossa identidade com um layout novo.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que o laranja não deve ser deixado de lado, por inteiro. Mas uma mudança pode fazer bem.
    Valeu
    Ivanir Pinto

    ResponderExcluir