sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Playas 3 - Campeón de Liga !

Enfim Playas campeão da Liga. O 1º título da sua história.



Ainda na quadra a torcida começou a depenar todo mundo !


Comemorando com o fisioterapeuta Ramón


Presidente Augustín Poyatos feliz da vida.


Trem da alegria



Capitão Javier Lorente puxa o aplauso para a torcida


Volta olímpica no Ciutat de Castelló


Nem o presidente escapou do banho


Brasucas campeões! Padú, Edésio, Eu, Paulinho e Cupim



agradecendo na Basílica de Lledó


As fotos por si só já contam uma história. Mesmo assim farei um relato da fase de mata-mata onde o título foi disputado por oito equipes: Playas de Castellón x Café Dry (atual Carnicer) / El Pozo x Boomerang Interviu / Caja Segovia x Ourense / CLM Talavera x O'Parrulo.

Vencemos a primeira partida das quartas de final, em casa, por 2x0 e fora por 10x2, não havendo necessidade da 3ª partida. E assim ficaram as semifinais: Playas x Interviu / Caja Segovia x CLM Talavera. O Interviu entraria novamente no caminho do Playas e desculpem a expressão, mas teve muito diretor que ficou "cagado". O 1º jogo foi em casa e no intervalo estava 0x0 em um jogo tenso e com poucas oportunidades pra cada lado. Na segunda parte foi um estrago e vencemos por 6x0. A torcida obviamente ficou eufórica. Para muitos aquela goleada valia mais que um título. Naquele momento nossa missão era não deixar a euforia tomar conta do grupo. Haveria o 2º jogo em Madri e mesmo se perdêssemos jogaríamos uma 3ª partida em casa. Mas não demos chance ao azar e vencemos fora por 3x1. Na quadra em Torrejón de Ardoz a felicidade era tremenda. Parecia conquista de título. No vestiário após baixar a onda de felicidade, algumas lideranças da equipe falaram sobre a importância de se manter o foco nas finais pois o melhor estaria por vir ainda. O nosso adversário na grande final foi o CLM Talavera, equipe treinada pelo Tino Perez e que tinha o preparador físico da seleção espanhola também. Por ironia, esta viria a ser a comissão técnica do Playas na temporada seguinte (2000-2001). A equipe deles tinha excelentes jogadores como os gêmeos Joan e Andreu, Kike, o goleiro Toni e o Marcos Pipoca (atual treinador da seleção brasileira).

O Joan terminou artilheiro da competição com 68 gols, seguido pelo Paulo Roberto do El Pozo (66) e pelo Edésio do Playas(66). Posso afirmar, sem tirar méritos de ninguém, que o Edésio só não foi artilheiro daquela temporada devido a algumas lesões que o deixaram fora de algumas partidas.

A final foi em melhor de cinco jogos. Fizemos o dever de casa e ganhamos a 1ª por 4x1. Então seguimos para Talavera para jogar dois jogos em dois dias seguidos (sábado e domingo). Se houvesse necessidade haveria o 4º e 0 5º jogo em Castellón na semana seguinte. Sabíamos que seria muito difícil vencer as duas na casa deles. A torcida fanática os empurrava sempre, além da qualidade da equipe. Se ganhassemos pelo menos uma partida era lucro certo pois ainda teríamos pelo menos dois jogos em casa para ganhar apenas um. O que não poderia acontecer era perder as duas fora o que nos obrigaria a vencer duas em casa, sob a pressão de nossa torcida, com a obrigação de vencer e o peso dos fantasmas do passado. Então decidimos apostar tudo no 1º jogo fora de casa. Vencemos por 5x3 e o jogo terminou tumultuado, com as duas equipes com nervos a flor da pele. O Tino (treinador deles) ficou irritado com um pedido de tempo feito pelo Padú quando faltava menos de um minuto para acabar. Na Espanha eles levam isso muito a sério como ofensa e desrespeito. Mas afirmo que não foi maldade do Padú. Todos sabemos que no Futsal dois gols de diferença não é nada. Isso muda muito rápido. E naquele momento a equipe deles nos pressionava muito. Teve discussão e até empurra-empurra e ponta pé.

A terceira partida era na base do "ou vai ou racha" para o Talavera e eles viriam com tudo pra cima da gente. Mas quem abriu o marcador fomos nós com um gol do Paulinho logo no 1º minuto. Ainda no 1º tempo eles viraram com dois gols do Joan. Faltavam menos de 7 minutos para o final do jogo e a bola não entrava de jeito nenhum. Do banco de reservas o Edésio virou pra mim e disse: "fica tranquilo parceiro pois vamos embora para o Brasil ainda esta semana." Se houvesse o 4º e o 5º jogo a gente só voltaria pra casa mais tarde. E naquela altura do campeonato estávamos morrendo de saudades de casa. O "duende" (a torcida o chamava assim) entrou e guardou dois, sendo o último numa arrancada espetacular desde a nossa quadra de defesa. Promessa cumprida e o título garantido. PLAYAS CAMPEÃO !

Agradeço ao Diego e ao Padú pela oportunidade de poder ter sido campeão na Espanha.
O único fato lamentável desta conquista foi a não renovação de contrato da comissão técnica por parte da diretoria, o que é um direito deles. Mas principalmente o Padú merecia ter renovado. Mais tarde soubemos que a comissão técnica do Talavera já estava acertada há tempos, antes do início dos play offs. Foi uma grande injustiça. Até porque nos anos seguintes o Playas foi a grande força da Espanha e da Europa, tendo conquistado o bi da Liga Nacional e o campeonato Europeu de clubes por três vezes. O campeonato Europeu era um sonho pra mim. Fui privado de disputar esta competição. Mais tarde eu teria outra oportunidade de disputar esta competiçao por um clube da Bélgica. Teria, mas não tive... bateu na trave novamente. Esta história eu conto outro dia.
Um abraço e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário